Carpinteiros

GUILDA DOS CARPINTEIROS

A madeira como matéria prima e a sua posterior transformação ou utilização continua a ser parte integrante no dia a dia do homem. Utilizada desde os tempos mais remotos como matéria combustível, na construção de simples objetos ou estruturas mais complexas, a madeira é sem dúvida parte integrante e testemunho da evolução técnica e tecnológica.

Com a evolução natural das técnicas de fabrico de ferramentas e aparecimento de novas ferramentas adaptadas às necessidades do momento, o homem foi criando e fruindo do que as suas mãos, imaginação e engenho permitiam realizar. Não deixa de ser curioso que em termos de evolução das ferramentas utilizadas, as diferenças com as que lidamos nos dias de hoje são mínimas, o que permite afirmar que é extraordinário que uma ferramenta criada à mais de mil anos, continue a ser hoje utilizada da mesma forma e com o mesmo propósito.

Na Guilda da Carpintaria pretende-se criar um espaço de uma “arqueologia” exprimental, pois é necessário ir ao encontro de técnicas de trabalho, método de resolução de problemas e finalmente ao realizar de um produto. A aprendizagem é assim constante e enriquecedora.